Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





sexta-feira, 2 de abril de 2010

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS

Repetir as atividades sugeridas para as crianças de 0 a 2 anos, aumentando o grau de dificuldade

Jogos de memória

Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas)

Rasgar papéis com as mãos.

Amassar os papéis picados
Confecção de colares

Coordenar a tensão e o relaxamento muscular

Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel

Massinhas de modelar


Argila

Brincar de faz-de conta

Traçar linhas, perfurar e costurar

Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar

Dançar

Correr com e sem apoio

Equilibar-se num pé só (3 segundos)

Correr, alternando membros superiores e inferiores

Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros

Brincar com água, terra, argila, barro

Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo

Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado

Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas

Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente

Observar e explorar o ambiente através do tato

Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo

Identificar cores

Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc

Rodinha para conversação (tapete de retalhos)

Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos

Morto-vivo (jogo)

Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc

Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial

Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias

Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir

Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais

Confecção de carimbos com batata, folha, flores e rolhas

Exercícios para desenvolver a lateralidade

Desenho espontâneo com lápis de cera

Prática de respiração com exercícios de resistência

Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas

Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentçaão (histórias) às crianças

Construção de peças

Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos

Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos

Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.

Manipulação de material de sucata

Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário